Para utilizar o Teams no Konviva será necessário primeiro ter uma conta no Portal Azure.  O link de acesso do azure será o seguinte : https://portal.azure.com/ 


Caso o usuário realize o login no portal com uma conta pessoal, ou com conta que não possua autorizações suficientes para para criar reuniões no Teams, o mesmo não conseguirá realizar todas as configurações do passo a passo. 


Toda configuração será feita pelo portal da Azure. Após realizar o login no portal, siga os seguintes passos:



Passo 1


Na barra de pesquisa, busque por Registro de aplicativo.  Clique em registrar um aplicativo e insira o Nome do aplicativo, Tipo de conta e URI de direcionamento.


A URI de direcionamento será sempre a sua URL de ambiente seguido de "action/rest/lms/reuniao/microsoftTeamsRedirect". Como estou utilizando o ambiente do suporte, minha configuração ficará a seguinte : https://suporteilog.konviva.com.br/action/rest/lms/reuniao/microsoftTeamsRedirect

obs: NÃO COPIE ESSE ENDEREÇO, VOCÊ IRÁ COLOCAR O ENDEREÇO DO SEU AMBIENTE COMPLEMENTANDO O ACTION.


As informações deverão ficar conforme a imagem :



Após o preenchimento dos dados, clique em registrar para prosseguir com a configuração. Você será redirecionado para a página de visão geral, e alguns dados como ID do aplicativo e objeto já estarão sendo exibido :





PASSO 2



No menu lateral, acesso a opção Certificados e segredos e crie um novo segredo em "Segredos do Cliente". 



É aconselhável escolher a data de expiração do segredo para "Nunca" e copiar o segredo, já que no próximo acesso ele não estará disponível para ser copiado.



Com isso, temos o aplicativo criado e as 4 informações necessárias para incluir nas configurações gerais do Konviva, que são elas : 


ID do diretório, ID do aplicativo, Segredo do Cliente e URI de Redirecionamento.


Lembrando que o ID do diretório e aplicativo poderá ser visualizado em Visão geral no azure :




Passo 3


Com as 4 informações cadastradas, precisaremos cadastrar agora as permissões do aplicativo pelo menu lateral "Permissões de APIs".



Clique em adicionar permissão, selecione o Microsoft Graph e escolha o tipo de permissão para "Permissões Delegadas".





Na barra de busca das permissões, procure por onlineMeetings e selecione as duas opções abaixo, e adicione as permissões.



Após as permissões estarem configuradas, o próximo passo será a configuração das informações do Azure no Konviva.


*Importante: é necessário que estas permissões sejam liberadas posteriormente pelo Administrador da conta, para que permita que o Konviva integre reuniões com a ferramente.



Passo 4


No Konviva, acesse o menu Administração>Configurador Geral>Provedores Síncronos, e ative a opção Microsoft Teams. Insira todos os dados do Portal Azure nessa área :



Clique em salvar para que a integração seja concluída. Com isso, você já está pronto para criar turmas e reuniões síncronas.


obs¹ : Para que a reunião do teams funcione, você precisará informar um moderador na criação da reunião e esse moderador no dia da reunião, deverá ter permissões de moderador no Teams e realizar o primeiro acesso na reunião para que a sala seja criada no Microsoft Teams. Após isso, os alunos poderão entrar normalmente na reunião pela sala de aula.