Sobre o aplicativo do Konviva

Se você utiliza o Konviva, saiba que possui o aplicativo disponível para Android e iOS. É só procurar por "Konviva" na Play Store ou na Apple Store, baixar e começar a usar! Nosso aplicativo tem foco no usuário com perfil de aluno, assim ele pode acessar a plataforma a qualquer hora e em qualquer lugar. 

Nessa solução padrão, que pode ser baixada e usada, uma identidade visual aplicada (logotipo, núcleos, imagens) é visualizada após a abertura do aplicativo e a inserção de um URL no ambiente.


Se sua necessidade é de impressão, o usuário está baixando o seu aplicativo e não o aplicativo do Konviva, você pode solicitar a publicação de um aplicativo personalizado. Assim, você pode escolher o nome ou o ícone, como imagens da loja que desejar. Optando por essa solução, ao baixar e acessar o aplicativo, o mesmo já será visualizado com a identidade visual aplicada e o URL gravado. Para isso, entre em contato com a equipe do Konviva pelo e-mail  manuela.caron@ilog.com.br   ou através do telefone  (48) 99634 6976.  

Obs: use ou personalize o termo nos referindo a um conjunto de elementos e funcionalidades do aplicativo previamente mapeado que pode ser facilmente alterado para se adaptar ao cliente. Se houver necessidade de modificar ou que já existe ou adicionar novos elementos ou funcionalidades, estamos falando de personalização. Para verificar a possibilidade de personalizar o aplicativo, é necessário entrar em contato com nossa equipe comercial.

Configuração do layout do aplicativo

Independente se você optar ou não pela publicação do aplicativo personalizado, você terá acesso às seguintes configurações que impactam no layout da página inicial: 

a. Exibir Cursos e / ou Trilhas na página inicial do aplicativo. 

b. Outra possibilidade é exibir os Posts como página inicial, caso esse módulo esteja habilitado. 

c. Se você não quiser usar nenhuma dessas alternativas, é possível configurar uma página "Meus cursos", como uma página inicial do aplicativo.

Se você já é usuário do aplicativo e deseja alterar essas configurações, é necessário abrir um chamado com sua solicitação de suporte. Você pode fazer isso aqui na Central de Ajuda clicando em abrir chamado (é necessário estar logado) ou através do e-mail   suporte@ilog.com.br.



Personalização do aplicativo

Independente se você optar ou não pela publicação do aplicativo personalizado, terá acesso às seguintes possibilidades de personalização para aplicar a identidade visual:

1. Logo:    é exibido na tela de login, no menu e na página inicial. Deve ter 762x344px de tamanho, nos formatos svg e png com fundo transparente. Recomendamos que a imagem seja fechada com alinhamento centralizado e evite a utilização de textos muito pequenos, pois eles podem ficar ilegíveis em telas pequenas. Lembre-se de que essa imagem será aplicada sobre a imagem de fundo da tela de login. É possível usar um logotipo diferente para o menu, sendo necessário enviá-lo também conforme as especificações citadas.

2. Cor   :    é possível definir apenas uma cor personalizada que é aplicada nos botões, itens do menu e alguns outros elementos do layout. Essa cor pode ser indicada nos padrões RGB ou hexadecimal.


 Obs: se você deseja manter a mesma identidade visual do ambiente da web, não precisa se preocupar com essas configurações. Por padrão, o aplicativo utiliza o mesmo logotipo e o ambiente da web. Quanto imagem de fundo da tela de login, se você não quiser definir nada diferente, poderá usar nossa imagem padrão exemplificada nas imagens acima.

Orientações para publicação do aplicativo personalizado

Se você optar por usar o aplicativo personalizado, além das possibilidades já permitidas, também poderá definir:

1. Título do aplicativo:   deve ter até 40 caracteres e ser acompanhado de uma breve descrição de até 80 caracteres e uma descrição completa de até 4000 caracteres.

2. Nome e ícone do aplicativo:    identifique o aplicativo na loja e, após o download, no dispositivo. O ícone deve ter 1024x1024px no formato png.

3. Imagem do fundo da tela de login:    para que ela se adapte tanto à tela do smartphone quanto ao tablet, essa mesma imagem deve ser fechada em dois tamanhos, sendo 1440x2560px e 1920x2560px, sem formato png   SEM   transparência. Para garantir um contraste entre uma imagem de fundo e os elementos que são sobrepostos, ela usa um filtro que escurece o nível da imagem. Recomendamos que, ao fechar esta imagem, seja planejado como combinado com os outros elementos da tela de login (logotipo, campos de login e senha, botões, textos).


4. Tela inicial:   essa tela normalmente é exibida enquanto o aplicativo está carregando para abrir. Uma imagem para uma tela inicial deve ter 2732x2732px de tamanho, sem formato png SEM transparência. Recomendamos que seja usado o logotipo ou o ícone que identifique seu aplicativo, ele deve ser posicionado no centro, em tamanho pequeno. É importante também que não seja usado como elemento de plano de fundo, como degradados e elementos vazados, pois eles não se encaixam na proposta dessa tela.

Processo de Validação e Publicação na Play Store e Apple Store

O processo de fechamento dessas imagens possui dois momentos, o primeiro é a validação e envolve uma equipe de design. Já o segundo é de publicação e envolve nossa equipe móvel. Na primeira etapa ou no cliente tem duas opções:

 1. Envie como imagens citadas (logotipo, fundo da tela de login, ícone e tela inicial) fechadas conforme especificado para uma equipe de projeto de valide ou sinalizar algum problema ou 

2. Envie os insumos para que a equipe de projeto feche como imagens aplicadas dentro das especificações, após o bloqueio ou imagens enviadas para validação do cliente. 


Antes de ir para a segunda etapa, uma exceção: tanto na Play Store quanto na Apple Store, algumas imagens específicas para publicação de aplicativos. Portanto, todo o aplicativo personalizado contratado exige que essas imagens sejam usadas. Para facilitar o processo, use como padrão as impressões do aplicativo já com uma identidade visual do cliente aplicada e feche como imagens solicitadas. Se você desejar definir essas imagens de outra maneira, estas são as especificações: 

Play Store:    são necessários para publicação ícone, gráfico de recursos e impressões.

O ícone identifica seu aplicativo na Play Store, ele deve ter 512x512px de tamanho no formato png. O gráfico de recursos pode ser exibido no Google Play, e não está disponível na página "Detalhes do aplicativo", é recomendável criar um gráfico gráfico que transmita a essência do seu aplicativo. Deve ter dimensões de 1024px por 500px no formato png. Recomendamos o uso de elementos gráficos mais no centro e evitar ocupar 15% de todas as bordas, pois elas podem ser cortadas dependendo do formato do dispositivo. Outras recomendações para gráficos de recursos: é importante manter a mesma linguagem visual do aplicativo, mas não repetir como informações do ícone, não é recomendado ou usar imagens de imagens que ficam desatualizadas, publicidade, excesso de elementos gráficos e slogan ou informações sobre desempenho do aplicativo . 

Por fim, são necessárias pelo menos duas imagens que costumam demonstrar como são as telas do seu aplicativo. Essas imagens devem ter 1580 x 2590px   no formato png. 




Apple Store:   exige pelo menos duas imagens para os seguintes tamanhos 1242x2688px, 1242x2208px e 2048x2732px, sem formato png, geralmente são imagens demonstrativas de telas do seu aplicativo. A Apple exige que essas imagens tenham recursos disponíveis para liberar a publicação do aplicativo, por isso recomendamos que você opte por imagens de tela, conforme referência.

No caso de o cliente optar por criar essas imagens para uma loja, ele deve incluir as mesmas imagens já citadas (logotipo, fundo da tela de login, ícone e tela inicial) para enviar antes de passar para o segundo momento.

Partindo para a segunda etapa, uma equipe de design envia um pacote com imagens fechadas conforme validação com o cliente para a equipe móvel que pode, finalmente, publicar ou usar o aplicativo nas lojas.