O Konviva possibilita a personalização do ambiente interno, de acordo com a identidade visual desejada, através de cores e imagens. Além disso, o Konviva possui muitas funcionalidades, que podem ser habilitadas/desabilitadas, de acordo com as necessidades de cada cliente.

Para mais informações sobre todos os padrões de imagem recomendados para o sistema, clique aqui.

A seguir, detalhamos as possibilidades de personalização do ambiente interno disponíveis no Konviva e também as configurações disponíveis, que impactam no layout do ambiente.

Aplicação de identidade visual


A personalização do ambiente é feita em Administração > Configurador de Layout > Configurações Gerais. Abaixo, listamos as opções de personalização disponíveis. 


1. Ícone da página: é exibido na aba no navegador. Recomenda-se que essa imagem tenha as dimensões 180x180px em formato png, preferencialmente com o fundo transparente. 

2. Logo: é exibida no cabeçalho do ambiente e deve seguir as dimensões de 240x86px, em png com fundo transparente. 

3. Cabeçalho: é possível alterar a cor de fundo do cabeçalho tanto do ambiente do aluno quanto do administrador. As cores devem ser especificadas em hexadecimal, RGB e HSB. Deve-se atentar para escolher uma cor que não atrapalhe a leiturabilidade da logo utilizada.

4. Menu: é possível alterar a cor de fundo do menu. Os ícones e texto do menu tem suas cores alteradas automaticamente, conforme a cor de fundo escolhida, para garantir o contraste adequado. As cores devem ser especificadas em hexadecimal, RGB e HSB. 

5. Banner fixo ou banner rotativo: o Konviva possui duas opções de banner, um fixo e outro rotativo (galeria), que aparecem logo abaixo do cabeçalho. 

O banner fixo pode ser definido para o ambiente geral e também para unidades (na página de edição/ configuração da unidade). As dimensões do banner deve ser 1920x360px ou 1920x280px, nos formatos png ou jpg.

Outra opção é o banner rotativo (galeria) que é configurado em Administração > Galeria (o módulo Galeria deve estar habilitado). Recomendamos que todos os banners sigam as dimensões de 1920x360px ou 1920x280px (ou um ou outro, não variar as dimensões entre os banners), nos formatos png ou jpg. É possível utilizar quantos banners desejar, mas nossa recomendação é utilizar até cinco imagens. É importante definir um dos tamanhos disponíveis e utilizá-lo para  todas as imagens da galeria, evitando que fique visualmente desagradável. 

Nos banners rotativos é possível inserir um link interno ou externo na imagem e uma descrição para a imagem. 


Importante: Banners rotativos (galeria) são configurados ao ambiente geral, mas, ao criar uma nova galeria é possível definir para qual público alvo ela será exibida. 

 
6. Títulos: é possível determinar a cor dos títulos do ambiente e deve ser especificadas em hexadecimal, RGB ou HBS. 


7. Botões: é possível escolher uma cor que será aplicada a todos os botões do ambiente e deve ser especificada em hexadecimal, RGB e HSB. 

Dica: recomendamos o uso das cores que chamam mais atenção para o menu e botões, pois essas são as principais ações da página e precisam estar bem destacadas no layout.

  

Módulos que impactam no layout

 No Konviva existem muitas funcionalidades que podem ser habilitadas/ desabilitadas pelo administrador e que impactam diretamente no layout da página inicial do ambiente.

Esses módulos são configurados em Administração > Configurador de Layout >Módulos, sendo eles: 


1. Galeria (banner rotativo): quando habilitada permite o uso de banner rotativo, já mensionado anteriormente nesse artigo. 

2. Pílulas: são conteúdos curtos que podem ser disponibilizados de maneira obrigatória para os usuários. Para saber mais sobre Pílulas leia esse artigo

3. Meus Cursos: cursos nos quais o usuário está matriculado, aparecem logo abaixo das Pílulas. 

4. Trilhas: trilhas das quais o usuário está participando, ficam ao lado de Meus Cursos, logo abaixo de Pílulas. 

5. Biblioteca: espaço para disponibilizar materiais em diversos formatos, sendo possível liberar para que os usuários compartilhem materiais também. Ficam ao lado de Trilhas, logo abaixo de Pílulas. 

6. Recomendados: recurso que pode ser configurado para que o usuário receba recomendação de cursos e trilhas.

7. Favoritos: recurso que permite que o usuário favorite e visualize os cursos, trilhas e itens da biblioteca que aparecerão nesse carrossel. 

8. Sugeridos: a sugestão de cursos e trilhas pode ser configurada através de palavras-chaves cadastradas nos conteúdos combinadas com as palavras-chave escolhidas pelo usuário como seus interesses. 

9. Destaques: recurso para comunicação, onde apenas o administrador pode publicar. 

10. Posts: recurso para comunicação que também pode ser liberado para os usuários. 


Configurações que impactam no layout

Para algumas páginas estão disponíveis possibilidades de layout para escolher, todas são configuradas em Administração > Configurações Gerais. A seguir um pouco sobre cada uma delas: 


1. Menu: estão disponíveis 3 tipos de menu para escolher, sendo as opções: (a) menu horizontal fixo, (b) menu vertical fixo e (c) menu oculto. Para fazer essa alteração é necessário entrar em contato com a equipe de suporte.


2. Landing page de curso: estão disponíveis 3 opções de landing page. Para saber mais sobre elas e solicitar a alteração é necessário entrar em contato com a equipe de suporte.

3. Perfil: Para fazer essa alteração é necessário entrar em contato com a equipe de suporte.

4. Trilhas: Esse módulo pode ser habilitado/desabilitado em Administrador > Configurador de Layout > Módulos.

5. Posts: Esse módulo pode ser habilitado/desabilitado em Administrador > Configurador de Layout > Módulos.

6. Calendário: Esse módulo pode ser habilitado/desabilitado em Administrador > Configurador de Layout > Módulos.

7. Destaques: Esse módulo pode ser habilitado/desabilitado em Administrador > Configurador de Layout > Módulos.

8. Sugeridos:  Esse módulo pode ser habilitado/desabilitado em Administrador > Configurador de Layout > Módulos.

9. Recomendados:  Esse módulo pode ser habilitado/desabilitado em Administrador > Configurador de Layout > Módulos.

10. Favoritos:  Esse módulo pode ser habilitado/desabilitado em Administrador > Configurador de Layout > Módulos.