A Pesquisa de Satisfação é uma funcionalidade padrão do Konviva onde o Administrador pode criar, aplicar e gerenciar pesquisas com o objetivo de medir a satisfação dos colaboradores com os treinamentos. Até o momento, a Escala Likert é o tipo de pergunta disponível para se criar uma pesquisa de satisfação no Konviva. Para saber mais sobre o que é, para que serve e como utilizar a Escala Likert clique aqui.

A seguir, mais detalhes sobre como utilizar todos os recursos dessa funcionalidade da melhor maneira.

Adicionando uma Pesquisa de Satisfação

No ambiente do Administrador, acesse o menu Aprendizagem > Avaliações > Pesquisa de Satisfação. Nessa página você pode criar e gerenciar as pesquisas, suas categorias e consultar o dashboard com os resultados. Para cadastrar uma nova pesquisa clique em “Adicionar Pesquisa”. 

A primeira etapa consiste em preencher as informações gerais sobre a pesquisa. É obrigatório inserir um nome para a mesma e definir sua disponibilidade para os cursos. Também é possível restringir a permissão de administração da pesquisa por unidade, adicionar texto de orientação sobre o preenchimento (exibido para o usuário no início da pesquisa) e texto de feedback (exibido para o usuário após ele finalizar). 

Clique em “Avançar” para ir para a segunda etapa, que consiste na adição das questões à pesquisa. Há dois caminhos, é possível cadastrar uma nova questão, ou selecionar uma questão existente. 

Cadastrar ou Selecionar Questão

Clique em “Cadastrar Questão” para criar uma nova questão. É necessário inserir a pergunta e definir sua situação (ativa ou inativa). Ao salvar, a questão é adicionada à pesquisa que se está cadastrando e também é salva no banco de dados, o que permite que ela possa ser reutilizada outras vezes na mesma pesquisa ou em outras pesquisas de satisfação. Para utilizar questões previamente cadastradas, clique em “Selecionar Questão”. Você pode realizar uma busca pelo enunciado, basta selecionar e salvar para utilizar a questão desejada.

Ao se adicionar uma questão na pesquisa, para os dois caminhos, é necessário selecionar o tipo de Escala Likert que se deseja utilizar. Para saber mais sobre o que é, para que serve e como utilizar a Escala Likert clique aqui. A leitura desse artigo é indispensável para se utilizar a Pesquisa de Satisfação corretamente.

ATENÇÃO: há a opção de escala personalizada, mas deve ser usada com muito cuidado ou os resultados extraídos da pesquisa serão inconsistentes. A escala Likert é caracterizada por ir de extremo a outro, sempre contando com um ponto neutro por ter número ímpar de possibilidades de resposta. Essas características devem ser mantidas ao optar por uma escala personalizada para não descaracterizar a pesquisa.

Editar uma Questão

É possível editar as questões adicionadas à pesquisa. Ao editar e salvar a alteração é aplicada apenas para a questão que se está editando. Porém, como as questões ficam salvas no banco de dados, ao editar uma questão pode-se selecionar a opção “Desejo aplicar as alterações em todas as pesquisas em que ela está associada” para que as alterações sejam aplicadas em todas as pesquisas e em todos os lugares onde a questão é utilizada. 

Ao editar uma questão, também é possível criar uma nova questão a partir dela. As questões podem ser excluídas da pesquisa, não sendo excluída do banco de dados, ou seja, ela permanece disponível para seleção.

Adicionar Grupos de Questões

Os Grupos de Questões servem para organizar a pesquisa. Clicando em “Adicionar Grupo”, é necessário inserir nome e selecionar pelo menos uma categoria. As categorias são uma maneira de permitir e facilitar a recuperação dos resultados (mais informações no tópico “Adicionando Categorias” neste artigo). É importante destacar que a quantidade de categorias selecionadas determinam quantas vezes um grupo de questões será exibido para o respondente da pesquisa. Por exemplo, um grupo de questões com as categorias “Categoria 1” e “Categoria 2” aparece duas vezes para o respondente. Isso é interessante se você deseja aplicar o mesmo grupo de questões para avaliar aspectos diferentes do seu treinamento, dessa maneira você pode criar apenas um grupo de questões e adicionar as categorias desejadas à ele. É possível editar e excluir grupos de questões adicionados.

É importante destacar que questões adicionadas que não fazem parte de um grupo de questões são agrupadas e recebem a categoria “Questões avulsas”. Assim, mesmo as questões que não possuem categoria por não fazerem parte de um grupo de questões podem ter seus resultados recuperados (mais informações no tópico “Visualizando os resultados no Dashboard” neste artigo).

 

Para organizar a pesquisa, pode-se definir a ordem dos grupos de questões, sendo que as questões avulsas podem ser ordenadas apenas no início ou no final da pesquisa. Também é possível definir a ordem das questões dentro desses grupos.

Ao salvar sua pesquisa você é direcionado para o início do fluxo, onde pode realizar busca pelas pesquisas pelo nome, visualizar a situação, editar, excluir e criar novas pesquisas.

Adicionando Categorias

Ainda na página “Pesquisa de Satisfação”, acessando a aba “Categorias” é possível realizar uma busca pelas categorias pelo nome, visualizar a situação, editar, excluir e criar novas categorias. Clique em “Adicionar Categoria” para criar uma nova categoria. É necessário inserir um nome e definir a situação (habilitada ou desabilitada).

Reforçando, as categorias são uma maneira de permitir e facilitar a recuperação dos resultados. Porém, seu uso não é obrigatório para questões avulsas (que não fazem parte de um grupo de questões). Entretanto, é obrigatório selecionar pelo menos uma categoria ao se criar um grupo de questões.

Visualizando os resultados no Dashboard

Ainda na página “Pesquisa de Satisfação”, acessando a aba “dashboard” é possível aplicar filtros e consultar os resultados das pesquisas de uma maneira mais visual. Estão disponíveis os filtros: período de realização da turma, categoria, unidade, curso, turma e instrutor. Os resultados podem ser agrupados por categoria, unidade, curso, turma ou instrutor. Os filtros selecionados aparecem no lado direito da tela e é preciso clicar em “Aplicar Filtros” para visualizar o resultado desejado. 

Para ilustrar a síntese dos resultados foi utilizada a escala tipo concordância . Assim, os resultados são interpretados da seguinte maneira:
- Respostas consideradas mais positivas: “Concordo totalmente” e “Concordo”
- Resposta considerada neutra: “Não estou decidido”
- Respostas consideradas negativas: “Discordo” e “Discordo totalmente”

ATENÇÃO: para essa leitura do dashboard ser válida o enunciado das questões cadastradas precisa buscar como resposta mais positiva ”Concordo totalmente” (ou similar). 

Os resultados apresentados são um somatório das respostas das questões respondidas nas pesquisas de satisfação ativas e inativas no sistema e consideram turmas ativas e inativas.

Extraindo Relatórios detalhados dos resultados

No ambiente do Administrador, acesse o menu Aprendizagem > Relatórios, busque por “Avaliações” e clique na opção “Relatório Extração das Respostas da Pesquisa de Satisfação”. Nessa página, estão disponíveis os seguintes filtros: curso, turma, período de realização da turma, instrutor, unidades, aluno e categorias, de acordo com a imagem abaixo. Você deve aplicar os filtros conforme os resultados que deseja obter. Para gerar o relatório, nos formatos Excel e PDF, é necessário utilizar ao menos um filtro.