Escala Likert é um tipo de questão utilizado na Pesquisa de Satisfação disponível no Konviva. Para saber mais sobre essa funcionalidade clique aqui

Nesse artigo você entenderá o que é, para que serve e como utilizar esse tipo de questão da maneira correta e obter resultados consistentes ao utilizar nossa Pesquisa de Satisfação.

O que é Escala Likert

Perguntas que possuem opções de respostas com extremos como “Concordo totalmente” e "Discordo totalmente” são perguntas do tipo Escala Likert, também chamadas de escala de satisfação. Por definição, esse tipo de questão utiliza uma escala com 5 ou 7 opções de resposta, que varia de uma atitude extrema a outra, incluindo uma opção moderada ou neutra entre as respostas extremas.

Como utilizar esse tipo de questão

A escala Likert é uma maneira confiável de medir opiniões. Esse tipo de questão consegue extrair respostas com mais nuances do que em perguntas objetivas. Assim, é possível medir, por exemplo, se um treinamento deixou os participantes muito satisfeitos, mais ou menos satisfeitos ou indiferentes. Essas nuances podem ser um diferencial para compreender o feedback recebido. 

Exemplificando esse tipo de questão: O conteúdo apresentado no treinamento é pertinente e o ajudará no desempenho da sua atuação diária?
- Concordo Totalmente 
- Concordo
- Não estou decidido
- Discordo
- Discordo totalmente

Utilizando escala personalizada

Entendido o que é, para que serve e como utilizar a Escala Likert vamos falar sobre a maneira correta de utilizar a opção de escala personalizada. 

A escala personalizada é um recurso disponível na funcionalidade padrão Pesquisa de Satisfação no Konviva. Seu objetivo é adequar as opções de resposta à pergunta.

Para exemplificar, utilizando o enunciado do exemplo acima, poderíamos adaptar as respostas da seguinte maneira: O conteúdo apresentado no treinamento é pertinente e o ajudará no desempenho da sua atuação diária?
- Muito pertinente
- Pertinente
- Não estou decidido
- Pouco pertinente
- Nada pertinente

Perceba que a posição das questão positiva mais extrema e negativa mais extrema foram mantidas. Da mesma maneira, a opção de resposta neutra entre elas também foi mantida. Ou seja, as respostas foram adaptadas à pergunta sem alterar as características desse tipo de escala. Isso é extremamente importante para evitar resultados inconsistentes. Por isso, é preciso usar esse recurso de escala personalizada com muito cuidado para não descaracterizar a  Escala Likert.