Os vídeos são um dos principais recursos utilizados na aprendizagem digital. 

Para nós, é fundamental que você tenha possibilidade de combinar os vídeos de acordo com as funcionalidades da nossa plataforma. Então, conheça um pouco sobre as melhores práticas de uso de vídeos no Konviva.

Para começar, a melhor prática para conteúdo é subir primeiro no repositório.

Em relação à resolução dos vídeos, a nossa principal recomendação é utilizar 720p e em formato mp4

As opções disponíveis são:

  • Definição Padrão (SD): Proporção de tela (apect ratio) 4:3 | 640 × 480
  • Definição Padrão (SD): Proporção de tela (apect ratio) 16:9 | 640 × 360
  • 720p Alta Definição (HD): Proporção de tela (apect ratio) 16:9 | 1280 × 720
  • Alta Definição (HD) de 1080p: Proporção de tela (apect ratio) 16:9  1920 × 1080


POR QUE A RESOLUÇÃO DO VÍDEO É IMPORTANTE? 

Porque se o vídeo é muito pesado, pode demorar para carregar na plataforma e também para abrir - e isso vai impactar diretamente na experiência do seu usuário. 

ATENÇÃO

Crie seus vídeos no formato MP4 com a opção "faststart" para evitar a demora inicial. Para os vídeos já criados, pode-se utilizar conversores (ex.: https://ffmpeg.org/) para recriar o arquivo de vídeo com essa opção.

A outra opção é utilizar o “handbrake” para redimensionar diversos vídeos de uma vez para, em seguida, poder subi-los no repositório do Konviva. Para mais informações, acesse:  https://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/handbrake.html 

ONDE USAR VÍDEOS NO KONVIVA

Você pode usar vídeos no Konviva em diversas situações: 

  1. PORTAL EXTERNO - TELA DE LOGIN
  2. DESTAQUE
  3. POST
  4. BIBLIOTECA 
  5. PÍLULA
  6. CURSO – NA ÁRVORE DE CONTEÚDO
  7. TRILHA - RECURSO NA TRILHA
  8. COMUNIDADES

A seguir, acompanhe as principais informações de cada uma delas.

1 PORTAL EXTERNO - TELA DE LOGIN

No portal externo ou na tela de login, além de imagem, é possível também subir vídeo. 

Esta opção está disponível no menu Administração>Configurador de Layout>Portal Externo.

Basta selecionar a opção Portal externo e, em seguida Login Clássico 2.0, em Layout do Portal, e selecionar a opção Vídeo de fundo para carregar o vídeo de sua preferência.

Ainda é possível configurar a posição da caixa de login de acordo com as imagens do seu vídeo.

ATENÇÃO

Se o vídeo tiver som, recomendamos que tenha no máximo 10 MB para que os usuários possam ouvir o áudio antes de ingressar na plataforma. Além disso, o vídeo deve ter as medidas de 1920 por 1080px.

2 DESTAQUE

Em Destaques, é possível colar um código de incorporação do vídeo para abrir direto dentro do Konviva ou, simplesmente, colar a URL do vídeo do Youtube.

Perceba que é possível fazer alguns ajustes muito rápidos, como largura e altura, responsividade do vídeo, ocultar sugeridos do Youtube ao final do vídeo, mostrar os controles do player e, inclusive, definir em qual segundo o vídeo deve começar a rodar.

ATENÇÃO

Nos Destaques, não é recomendável deixar ativada a flag Reproduzir automaticamente. Isso porque como o destaque fica na Home do aluno, se está configurado para reproduzir automaticamente, toda vez que o aluno acessa a sua Home, vai ouvir todos os vídeos tocando ao mesmo tempo.

Para saber mais como cadastrar e publicar destaques, clique aqui: https://suporte.konviva.com.br/support/solutions/articles/1000275777-como-cadastrar-e-publicar-destaques-  

3 POST

No post do administrador, é possível compartilhar vídeo direto da máquina do usuário. 

Basta acessar a área de Posts, na Home, e clicar no ícone da câmera para fazer o upload do arquivo de acordo com as recomendações de formato, apresentadas anteriormente.

ATENÇÃO

Esta opção não permite selecionar arquivo do repositório, apenas do seu dispositivo na versão web. Apesar de o post estar disponível no app, não tem o mesmo comportamento da web e somente é permitido enviar texto.

Após selecionar o vídeo, basta aguardar o carregamento do vídeo, inserir um texto nos comentários e clicar em PUBLICAR.


Como administrador, você pode escolher enviar a publicação para o e-mail ou correio dos usuários, conforme configurado nas Mensagens automáticas, na aba Ferramentas.



Após publicar o vídeo, o conteúdo estará visível para os usuários – e, se habilitado no Configurador geral, poderão interagir com a publicação clicando em Gostei e também fazendo comentários na própria postagem.

4 BIBLIOTECA GERAL E DA TURMA

Na Biblioteca, é possível subir vídeos de diversas maneiras: como vídeo link, vídeo upload ou como arquivo, que é uma excelente alternativa para quem tem algum tipo de restrição de acesso às redes sociais.

VÍDEO LINK

 

Vídeo-link aceita apenas links de vídeos do Youtube ou do Vimeo, seja cadastrando uma nova URL ou selecionando uma opção já registrada no Repositório.

Comportamento do vídeo-link: O “Vídeo Link é exibido em uma tela dentro do aplicativo (apresentando o botão “Voltar” no canto superior direito para retornar à sala de aula). Por se tratar de um vídeo de sites externos ao Konviva, não é possível baixar nem visualizar um vídeo no modo offline.

 

VÍDEO UPLOAD

 

Para fazer o upload de um vídeo, selecione o arquivo de vídeo na sua máquina e faça o upload

Comportamento do vídeo-upload: O sistema subirá o vídeo para o servidor streaming do Vimeo da Ilog e exibirá alerta que o vídeo está sendo convertido. No “Vídeo Upload”, o vídeo é exibido em uma tela dentro do aplicativo (apresentando o botão “Voltar” no canto superior direito para voltar à sala de aula).

 

 

Na publicação do item também é possível fazer upload de uma imagem (thumbnail) que será mostrada na Biblioteca. O tamanho da imagem do thumbnail deve ser 385px x 236px.

Para subir um vídeo na Biblioteca, basta selecionar Vídeo, em Tipo de publicação, clicar em Upload ou Link e selecionar um novo vídeo ou recuperá-lo do repositório (sempre a melhor opção).

ATENÇÃO

Dependendo da conexão, fazer o upload de um vídeo poderá levar alguns minutos. Por isso, é importante que você esteja atento ao tamanho dos vídeos e redimensione-os, caso necessário. Selecionar direto do repositório otimiza também o tempo de carregamento.

Lembre-se de que o provedor padrão do vídeo upload no Konviva é o Vimeo da Ilog. Caso você tenha sua própria conta do Vimeo, consulte o artigo “Tenho meu próprio Vimeo e gostaria de usá-lo no Konviva, como posso fazer” e descubra como fazer na Central de ajuda: 

https://suporte.konviva.com.br/support/solutions/articles/1000277592-tenho-meu-pr%C3%B3prio-vimeo-e-gostaria-de-us%C3%A1-lo-no-konviva-como-posso-fazer-

ARQUIVO: UTILIZANDO UM RECURSO EM VÍDEO 

Esta opção é recomendável para os casos de restrições de visualização ao Youtube ou Vimeo nas empresas.

Em arquivo, na biblioteca, além de outros formatos, é possível subir vídeo como Recurso e permitir a sua visualização ou download pelo aluno.

ARQUIVO

Comportamento do vídeo como arquivo: Apenas dois formatos permitem a exibição pelo player de vídeo: mp4 (que o player é apresentado em todas as áreas do sistema) e webm (que é apresentado em sala de aula, conteúdo de curso e em trilhas).

Esta opção é bastante utilizada para as empresas com restrições de acesso ao Vimeo e ao Youtube.

 

 

Lembre-se de que, na Biblioteca, também é possível habilitar o download do vídeo.

 

5 PÍLULA

Assim como na Biblioteca, é possível subir vídeo-link, vídeo-upload e recurso como Pílula de conhecimento.

O principal objetivo da pílula de conhecimento é ser uma ferramenta de apoio ao processo de aprendizagem, reforçando o conhecimento sobre algo específico, de forma simples e breve, de modo a esclarecer gaps de aprendizagem que sejam consumidos diariamente.

As pílulas devem ser conteúdos curtos, rápidos e frequentes. As 3 opções de vídeo disponíveis na pílula são:


VÍDEO-LINK

VÍDEO-UPLOAD

RECURSO

6 CURSO – NA ÁRVORE DE CONTEÚDO

Além dos formatos que já vimos anteriormente, vídeo-link e vídeo-upload, o vídeo pode ser incluído na árvore de conteúdo para ser exibido na sala de aula em SCORM, e também como Tópico.

VÍDEO-LINK

O vídeo link somente aceita vídeos do Youtube ou Vimeo. Esta opção também é muito utilizada para vídeos que são mais pesados, pois assim o carregamento é feito mais rapidamente.

Basta copiar o link e cadastrar o novo objeto ou selecionar do repositório um vídeo-link que já tenha sido cadastrado. 

SAIBA MAIS

Para saber mais sobre o vídeo link, reveja as informações da Biblioteca, apresentadas anteriormente.

ATENÇÃO

Lembre-se de que pode colocar o nome que desejar para o seu arquivo na Sala de aula, basta modificar o campo Nome antes de clicar em Salvar.

VÍDEO-UPLOAD

Como vimos anteriormente, dependendo da conexão ou até mesmo do tamanho do arquivo, fazer o upload de um vídeo poderá levar alguns minutos. Por isso, é importante que você esteja atento ao tamanho dos vídeos e redimensione-os, caso necessário. Selecionar direto do repositório também otimiza o tempo de carregamento. 

ATENÇÃO 

Lembre-se de que o provedor padrão do vídeo upload no Konviva é o Vimeo da Ilog. Caso você tenha sua própria conta do Vimeo, consulte o artigo “Tenho meu próprio Vimeo e gostaria de usá-lo no Konviva, como posso fazer” e descubra como fazer. https://suporte.konviva.com.br/support/solutions/articles/1000277592-tenho-meu-pr%C3%B3prio-vimeo-e-gostaria-de-us%C3%A1-lo-no-konviva-como-posso-fazer-

SCORM

SCORM é um padrão internacional de empacotamento de conteúdo que permite o registro de informações na plataforma a partir da interação do usuário com o conteúdo.

Com o conteúdo empacotado em scorm, inclusive um vídeo, você pode, por exemplo, identificar o tempo que o aluno navegou no conteúdo, se completou ou não a navegação, qual nota obtida a partir da sua interação (score-raw), bem como se aprovou ou reprovou no conteúdo. 

O tracking dessas informações no LMS depende da maneira como o SCORM foi empacotado. 

ATENÇÃO 

Para gerar um SCORM com um arquivo de vídeo, é importante ter uma ferramenta de autoria, como Articulate, Captivate ou outras comercialmente disponíveis. 

Para subir o scorm, basta clicar em Adicionar conteúdo e seguir as orientações, realizando todas as configurações de acordo com as necessidades de aprendizagem da sua organização.

É importante lembrar que, ao subir o arquivo no repositório é importante considerar a nomenclatura estabelecida pela sua equipe para melhor recuperação da informação. Observe que o nome do arquivo no repositório pode ser alterado a partir do momento em que o arquivo é inserido no conteúdo do curso.

ATENÇÃO

A principal recomendação é subir o SCORM no repositório e sempre lembrar de atualizar o conteúdo diretamente pelo repositório para que todos possam ter acesso. 

TÓPICO 

Primeiro, é necessário ter o tópico ativado no Configurador geral. Se essa opção não está disponível na sua plataforma, basta solicitar ao Suporte via chamado.

Para inserir um vídeo no tópico, é importante copiar o código de incorporação (embed) do Youtube ou de outra plataforma de vídeos.

Você também pode incluir aqui os seus vídeos interativos, como os que são produzidos no H5P, por exemplo. A orientação é a mesma em todos os casos: copiar o código na origem.

Após selecionar o vídeo que gostaria de compartilhar com seus alunos, basta clicar em Código fonte, colar o código copiado em Conteúdo e Salvar.

ATENÇÃO

No caso dos vídeos, tanto de Youtube quanto de outras plataformas, é possível definir ajustes de resolução do vídeo ou início em um tempo específico, além de outras possibilidades.

7 TRILHA - RECURSO NA TRILHA

Você pode usar um vídeo como recurso em uma trilha do tipo Recurso, Vídeo Upload e vídeo-link. 

ATENÇÃO 

Lembre-se de que, quando você acrescenta um recurso (independente do tipo) em uma Trilha, não será computada a carga horária do respectivo conteúdo, pois o recurso na trilha foi criado para instrução e apoio aos usuários. 

Ao inserir um recurso em uma trilha, o nome que aparecerá para o aluno será o que foi cadastrado no repositório.

SAIBA MAIS

Para saber mais sobre Trilhas, acesse: https://suporte.konviva.com.br/support/solutions/articles/1000275573-como-criar-uma-trilha-de-aprendizagem-

8 COMUNIDADES

Os vídeos também podem ser publicados nas comunidades existentes da plataforma.

Podem ser compartilhados como Posts, mas também na Bibliteca.

POST

BIBLIOTECA

Sentiu falta de alguma informação aqui? Entra em contato conosco: academia@konviva.com.br